2013

Em breve...

sábado, 25 de junho de 2011

A participação da Matemática no Projeto Meio Ambiente


Como professora e cidadã, sempre me preocupei com a questão ambiental. Fico incomodada ao ver pessoas de todas as idades e classes sociais que não têm o menor “pudor” em descartar aquilo que não lhes serve mais, de maneira inadequada. Como educadora, observo que a “Consciência ambiental” das pessoas, em geral, anda em baixa ...
O projeto do CIEP Gregório Bezerra nos deu a ótima oportunidade de realizar esta tarefa: educar nossos olhares e atitudes em relação ao meio ambiente.
Comecei, nas aulas de Matemática, a ler muitos textos para as turmas. Priorizei os temas Coleta Seletiva, Reciclagem, Classificação dos Resíduos e Aterros Sanitários, Lixo Eletrônico etc, pois poderia fazer com que os alunos analisassem as questões numéricas que são sempre evidentes. Após as leituras, surgiam os debates que eram ricos e cheios de contribuições dos alunos. Como todos se interessaram! Vimos filmes em conjunto com os outros professores do PEJA 2: “2012”e “Lixo Extraordinário”. A cada filme, novos debates e opiniões.  Durantes as aulas, propus que fizéssemos uma grande campanha de conscientização ambiental que mobilizasse toda a escola. Deixei que as turmas planejassem a forma como iriam trabalhar. Muitos alunos preferiram elaborar cartazes que foram prontamente socializados no corredor do CIEP. Os que não fizeram cartazes colaboraram com chamadas, tipo slogans, sobre reciclagem, coleta seletiva, meio ambiente, lixo.
 Na turma 161, sugeri que colocássemos no mural alguns resíduos sólidos mais usados na coleta seletiva . Um grupo abraçou a idéia e o cartaz foi feito durante a aula. Os alunos deste grupo foram criativos e sugeriram que toda a escola votasse e elegesse o objeto que seria recolhido pensando na sua reciclagem. Ainda não fizemos a enquete na escola mas já sabemos o que queremos: este grupo irá fazer o gráfico da votação e o objeto votado pelos alunos será recolhido e doado para uma ONG ou associação de catadores.
Para finalizarmos, pensamos numa culminância onde os alunos fossem os dinamizadores de oficinas de reciclagem. Já temos vários alunos que se prontificaram a ensinar os colegas. Esta parte ficará por conta da nossa PO, professora Amanda, que adorou a idéia.
Espero contribuir com a mudança de comportamento dos alunos do PEJA e que palavras como coleta seletiva, reaproveitamento, consciência ambiental, preservação e cidadania sejam incorporadas, realmente, no seu dia a dia.

                            Sandra Maria Jardim Serra Pires
                               Professora de Matemática



















Nenhum comentário:

Postar um comentário