2013

Em breve...

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lixo Extraordinário


RE-LENDO O LIXO EXTRAORDINÁRIO
PEJA II - Turma 161

O CIEP Gregório Bezerra tem como ideia estruturante do projeto pedagógico de 2011 o slogan “Reciclar, Reaprender, Recomeçar”, cuja temática central é a mudança atitudinal nas relações que estabelecemos com o mundo, a partir da Educação que adquirimos ao longo de nossa formação enquanto indivíduo.
Embora, atualmente, a mídia insista em usar o termo Educação Ambiental como algo novo, excepcional, não podemos entendê-la como uma Ciência individualizada, afastada da nossa compreensão, mas sim reconhecê-la no exercício de nossas ações, pela maneira como nos comportamos no meio ambiente, em consequência daquilo que fomos educados para fazer.
Dentro desse contexto, sensibilizamos todos os  nossos alunos do PEJA I e II , a partir do convite para vislumbrar o documentário Lixo Extraordinário, que mostra a transformação de materiais descartados em obras que compõem as paredes da alta sociedade carioca.
Este documentário, premiado no Festival de Berlim de 2010 e também um dos 15 pré-selecionados para a sua categoria no Oscar de 2011, foi filmado numa coprodução Brasil/Reino Unido durante três anos, por três diretores, entre eles o brasileiro João Jardim, e teve como cerne a ideia de causar no mundo um efeito transformador de hábitos e de pessoas. Nele, o famoso artista plástico Vik Muniz, brasileiro radicado nos Estados Unidos, realiza a sua arte com sete trabalhadores locais do maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, e mergulha em um universo sem precedentes com personagens pobres socialmente, mas ricos de espírito, divertidos e, fundamentalmente, emocionantes.
A ideia central do artista foi de montar quadros gigantes de sucata, aproximar os catadores de lixo da arte e ver como isso poderia mudar suas vidas. No documentário é mostrado muitas cenas de todo o processo de criação dos quadros gigantes e o que se vê e sente é puro desconforto diante de um cenário de tamanha desesperança. Ao mesmo tempo, nos contagiamos com uma tremenda alegria quando vemos o brilho sincero nos olhos de cada um daqueles que fizeram por merecer suas conquistas.
Após o filme, os alunos foram incitados ao debate e à reflexão, não só porque aquele lixo poderia ser o de cada um deles, mas também porque foi extremamente difícil não se sensibilizar diante de tão tocante trabalho. Com isso, os alunos da turma 161,UP2, foram convidados a fazer uma releitura do documentário, em que cada um seria o extraordinário artista do seu próprio lixo.
A proposta, totalmente despretenciosa, mas entitulada como ousada por nossa Professora Orientadora, Amanda Guerra de Lemos, teve como resultado final a construção do auto-retrato de cada aluno, a partir do material descartado pelo lixo de suas casas.
Cada um escolheu uma foto sua qualquer, que foi ampliada por fotocópia à dimensão do papel A3 (297x420mm). Depois, com liberdade artística para exercer de forma plena a sua criatividade, cada milímetro da ampliação de seus retratos foi preenchido, por sobreposição, conforme mostrado no filme, com materiais das mais diversas naturezas: plástico, isopor, papelão, tecido, alumínio, jornal, acetato, fita magnética, entre outros.
Assim como o trabalho do artista Vik Muniz só foi possível devido à sua generosidade de enxergar no outro as potencialidades que cada um pode desenvolver, mesmo diante de tão inóspita condição, o trabalho de nossos alunos só se concretizou, porque cada um enxergou em si a possibilidade de criar, de ousar, de tentar e enfrentar qualquer situação, mesmo diante de tanta adversidade, rotina na vida de cada um deles. Parabéns! Antônio, Maria José, Carmem, Nilsimar, Lucas, Yan, Jéssica, Júlio, Carolina, Iara, Maria Oliveira e Anderson. O mérito é todo de vocês, nossos Artistas Extraordinários!

 Alexandre Romeiro - Professor I Ciências
(Mat. 10/163132-4)

Yan - utilizou fita de vídeo, papelão e papel picado (uma prova de Matemática)

Júlio - utilizou copos de guaraná

Lucas - utilizou anéis de alumínio

Jéssica - utilizou isopor


Maria José - utilizou jornal, isopor e anel de lata de alumínio

Iara - pós de serra e folhas desidratadas

Lucimar - utilizou papel picado, isopor emborrachado

Carmen - utilizou jornal, tecido e fitilho

Antônio - isopor, emborrachado e botão

Carolina - saco plástico e isopor

Elisabete - jornal e tecido

Maria - papel picado

Nenhum comentário:

Postar um comentário