2013

Em breve...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1ª Oficina de Alunos


O Ciep Gregório Bezerra tem o prazer de convidá-lo para a 1ª Oficina de Alunos do PEJA.
O projeto de nossa escola este ano tem como um dos objetivos desenvolver conceitos e conhecimentos voltados para preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.
Durante o 1º e 2º trimestre desenvolvemos atividades de leitura, escrita, análise de dados, reflexão e interpretação utilizando diferentes textos, gráficos e filmes.
Culminamos agora trazendo para vocês um pouco do que discutimos em relação a possibilidade de reutilizarmos o que, a primeira vista, chamaríamos de lixo, mas que pode ser transformado em matéria prima para muitas ideias.
Dia 5 de setembro- segunda-feira
18h e 30m – exibição do curta “Ilha das Flores”
19h – Oficinas:
Æ Cesta de jornal – dinamizador Antônio Cândido
Æ Porta retrato de jornal – dinamizadoras Elizabeth e Ana
Æ Centrinho de mesa de fuxico – dinamizadora Carmen
Æ Porta guardanapo com palitos – dinamizador – Yan
Æ Cinto com anel de alumínio – dinamizadora – Maria José
Æ Cordão de Revista – dinamizadora – professora Solange Simões (EM Conde Agrolongo)
Dia 6 de setembro - terça-feira
18h e 30m – Exibição do Curta Metragem “História das Coisas”
19h – Oficinas:
Æ Bonecas de caixa de leite – dinamizadora Maria Cícera
Æ Forminha de doce com tampinhas – dinamizadoras – Maria Jaqueline e Claudete Sampaio
Æ Descanso de copos de jornal – dinamizadoras – Maria Aparecida e Rosicleide Tavares
Æ Garrafa de vidro com barbante – dinamizadora – Edneia
Æ Banco de garrafa PET – dinamizadora – Ironeide
Carteira de Caixa de leite – dinamizador Anderson

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lixo Extraordinário


RE-LENDO O LIXO EXTRAORDINÁRIO
PEJA II - Turma 161

O CIEP Gregório Bezerra tem como ideia estruturante do projeto pedagógico de 2011 o slogan “Reciclar, Reaprender, Recomeçar”, cuja temática central é a mudança atitudinal nas relações que estabelecemos com o mundo, a partir da Educação que adquirimos ao longo de nossa formação enquanto indivíduo.
Embora, atualmente, a mídia insista em usar o termo Educação Ambiental como algo novo, excepcional, não podemos entendê-la como uma Ciência individualizada, afastada da nossa compreensão, mas sim reconhecê-la no exercício de nossas ações, pela maneira como nos comportamos no meio ambiente, em consequência daquilo que fomos educados para fazer.
Dentro desse contexto, sensibilizamos todos os  nossos alunos do PEJA I e II , a partir do convite para vislumbrar o documentário Lixo Extraordinário, que mostra a transformação de materiais descartados em obras que compõem as paredes da alta sociedade carioca.
Este documentário, premiado no Festival de Berlim de 2010 e também um dos 15 pré-selecionados para a sua categoria no Oscar de 2011, foi filmado numa coprodução Brasil/Reino Unido durante três anos, por três diretores, entre eles o brasileiro João Jardim, e teve como cerne a ideia de causar no mundo um efeito transformador de hábitos e de pessoas. Nele, o famoso artista plástico Vik Muniz, brasileiro radicado nos Estados Unidos, realiza a sua arte com sete trabalhadores locais do maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, e mergulha em um universo sem precedentes com personagens pobres socialmente, mas ricos de espírito, divertidos e, fundamentalmente, emocionantes.
A ideia central do artista foi de montar quadros gigantes de sucata, aproximar os catadores de lixo da arte e ver como isso poderia mudar suas vidas. No documentário é mostrado muitas cenas de todo o processo de criação dos quadros gigantes e o que se vê e sente é puro desconforto diante de um cenário de tamanha desesperança. Ao mesmo tempo, nos contagiamos com uma tremenda alegria quando vemos o brilho sincero nos olhos de cada um daqueles que fizeram por merecer suas conquistas.
Após o filme, os alunos foram incitados ao debate e à reflexão, não só porque aquele lixo poderia ser o de cada um deles, mas também porque foi extremamente difícil não se sensibilizar diante de tão tocante trabalho. Com isso, os alunos da turma 161,UP2, foram convidados a fazer uma releitura do documentário, em que cada um seria o extraordinário artista do seu próprio lixo.
A proposta, totalmente despretenciosa, mas entitulada como ousada por nossa Professora Orientadora, Amanda Guerra de Lemos, teve como resultado final a construção do auto-retrato de cada aluno, a partir do material descartado pelo lixo de suas casas.
Cada um escolheu uma foto sua qualquer, que foi ampliada por fotocópia à dimensão do papel A3 (297x420mm). Depois, com liberdade artística para exercer de forma plena a sua criatividade, cada milímetro da ampliação de seus retratos foi preenchido, por sobreposição, conforme mostrado no filme, com materiais das mais diversas naturezas: plástico, isopor, papelão, tecido, alumínio, jornal, acetato, fita magnética, entre outros.
Assim como o trabalho do artista Vik Muniz só foi possível devido à sua generosidade de enxergar no outro as potencialidades que cada um pode desenvolver, mesmo diante de tão inóspita condição, o trabalho de nossos alunos só se concretizou, porque cada um enxergou em si a possibilidade de criar, de ousar, de tentar e enfrentar qualquer situação, mesmo diante de tanta adversidade, rotina na vida de cada um deles. Parabéns! Antônio, Maria José, Carmem, Nilsimar, Lucas, Yan, Jéssica, Júlio, Carolina, Iara, Maria Oliveira e Anderson. O mérito é todo de vocês, nossos Artistas Extraordinários!

 Alexandre Romeiro - Professor I Ciências
(Mat. 10/163132-4)

Yan - utilizou fita de vídeo, papelão e papel picado (uma prova de Matemática)

Júlio - utilizou copos de guaraná

Lucas - utilizou anéis de alumínio

Jéssica - utilizou isopor


Maria José - utilizou jornal, isopor e anel de lata de alumínio

Iara - pós de serra e folhas desidratadas

Lucimar - utilizou papel picado, isopor emborrachado

Carmen - utilizou jornal, tecido e fitilho

Antônio - isopor, emborrachado e botão

Carolina - saco plástico e isopor

Elisabete - jornal e tecido

Maria - papel picado

domingo, 14 de agosto de 2011

Resolvemos parar de falar mal da rotina!

Parem de Falar Mal da Rotina não é um espetáculo convencional onde uma história é contada. Este espetáculo é um modo de vida, é uma visão de existência. É a maneira com que Elisa Lucinda, a atriz, roteirista e diretora da peça consegue expressar sua urgência e inquietude na busca interminável da liberdade de se poder viver plenamente, sem os famosos cárceres que nós mesmos nos impomos.

Parem de Falar Mal da Rotina. A peça une histórias vividas e ouvidas por Elisa, como observadora do cotidiano, além dos poemas retirados dos livros “O Semelhante” e “Eu te amo e suas estréias”. O resultado são 56 personagens que ela interpreta em 2h30 de elogios à rotina, nos obrigando a observarmo-nos de fora, o quê nos ajuda a perceber que “a rotina” é um personagem fictício que criamos, na verdade é que NóS temos o poder da mudança, nós somos os diretores, atores e produtores das nossas próprias vidas.

É bom lembrar que esse é um espetáculo de utilidade pública, ou seja: interessa a pessoas de qualquer faixa etária e a todas as classes sociais, porque é um espelho do ser humano. O público se sente íntimo, rindo de si mesmo.
E assim voltamos à história do teatro na sua origem grega, o de ter uma função social e levar a platéia à catarse vendo e expurgando os seus próprios erros. 



texto publicado no site de Elisa Lucinda


Nosso PEJA teve o imenso prazer de assistir este espetáculo no SESC Madureira em 10 de agosto.





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

mais fotos

Veja mais fotos clicando aqui.

Dia do Amigo

Uma de nossas propostas para a comemoração do Dia do Amigo em 20 de julho era a confecção de cartões que seriam trocados entre alunos e professores do PEJA.

Veja abaixo a confecção desses cartões ( a pedido dos alunos!!! ) :





























quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O 2º semestre está só começando!

Nosso segundo semestre está só começando e já fizemos a culminância do projeto "Releituras do Lixo Extraordinário" e um passseio ao SESC Madureira para assistir a peça "Parem de falar mal da rotina" com Elisa Lucinda.

Aguardem as fotos!!!

E estamos nos organizando para:
1ª Oficina de Alunos do PEJA
2º Chá Literário do PEJA
Cine Clube

E muito mais...