2013

Em breve...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

E por falar em leitura...

E POR FALAR EM LEITURA...
“Sabemos que a paixão pela leitura não vem no código genético das pessoas. Ela deve ser cultivada, incentivada e ensinada.”
Fernando José de Almeida

O ano de 2011 foi um ano impar, literalmente. Aliás, todos os dias são ímpares. E refletindo sobre o trabalho este ano, obviamente ele também foi ímpar. Não vou falar de tudo, mas faço aqui, uma análise do meu trabalho de professor regente de Sala de Leitura, especificamente com o PEJA.
Embora o trabalho de Sala de Leitura esteja diretamente ligado à prática de sala de aula, foi uma experiência nova, por ter outra dimensão do fazer pedagógico.
Especificamente o trabalho com o PEJA para mim foi um grande desafio. Nunca tinha lidado com turmas de jovens e adultos e confesso que isso me assustou um pouco. Mas no primeiro encontro percebi que de um jeito ou de outro eu estava lidando com alunos e podem acreditar independente da idade, são todos iguais, respeitando as devidas proporções.
Certo aluno de uma das turmas, participando de uma roda de leitura com o livro Lampião e Lancelot de Fernando Vilela, ficou encantado com a minha estratégia de leitura, pois caprichei no sotaque como se fosse uma repentista; professor é mesmo meio artista, faz de tudo para conquistar seu público...
Outro aluno, numa sessão de um curta, Felicidade Clandestina de Clarice Lispector, se emocionou ao ouvir a mesma história do curta em forma de texto lido por mim, relembrou trechos de sua infância no Recife...
 Nas turmas 191 e 192 numa produção de texto coletiva vivenciei uns dos momentos mais descontraídos desse ano. Foi uma troca muito boa onde todos participaram mesmo com todas as dificuldades.
 Não posso deixar de colocar o tempo, “tempo, tempo, tempo...”. Tive poucos encontros com as turmas, e apesar de significativos, foram pouco efetivos, precisamos rever este ponto e tentar no ano de 2012 ter uma freqüência de encontros maior, bem como aumentar o número de empréstimos de livros.
A Sala de Leitura de nossa escola, embora não ainda o ideal, tem um acervo muito bom e precisamos aproveitar melhor este espaço, que é pedagógico e fundamental para formação de leitores.
Deixo aqui meu agradecimento à direção da escola, a professora orientadora do PEJA, aos professores das turmas e aos alunos que oportunizaram o meu trabalho e o enriquecimento da minha formação.
Um grande abraço,
Boas férias,
E que venha 2012!
Com carinho, Josi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário